Célio Dias e Cláudio Ítalo: conheça os caras da preparação física do Araruama

O clube investe na melhor preparação física dos atletas em 2018 na busca pelo acesso.


O Araruama Futebol Clube tem um pouco mais de 2 anos de existência, mas em suas duas primeiras temporadas fez boas campanhas e acabou chegando perto do acesso.

Grande parcela desse bom desempenho vem da preparação física, que no ano de 2016 contou com o experiente preparador físico Célio Dias (Celinho) e ano passado o preparador físico foi o jovem Cláudio Italo (Claudinho), mas esse ano o clube entendeu melhor a importância da preparação física e resolveu investir ainda mais unindo os dois últimos preparadores para preparar os atletas para que estejam habilitados a realizar seu papel em campo da melhor forma possível.

Célio Dias tem 36 anos, formado há quase 13 anos e tem uma vasta experiência na preparação física no futebol, com passagens pela Cabofriense, Sampaio Corrêa-RJ e Rubro Social, hoje trabalha no Araruama, morador da cidade, no qual além de preparador físico é o coordenador da preparação física do departamento profissional de futebol.



Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por mais essa oportunidade de estar atuando numa área na qual sou apaixonado, concedida através deste projeto no Araruama Futebol Clube, e agradecer também a parceria e troca de conhecimento junto ao professor Cláudio Ítalo , ao professor Guilherme (Auxiliar da Preparação Física), que não mede esforços para nos ajudar, e toda a comissão técnica e diretoria. Discorrendo sobre preparação física neste ano de 2018, obtivemos um excelente início de trabalho; realizando a avaliação física (composição corporal, percentual de gordura, perimetria e estatura) e testes como rast test (mensura a potência anaeróbica), e soccer test (mensura a resistência aeróbica). Posteriormente, após todos esses dados coletados, damos início aos trabalhos físicos, preliminarmente na preferência do trabalho de força. Comenta Célio Dias.


Cláudio Ítalo tem 25 anos, apenas 2 anos de formado e ex-atleta de futebol com passagens por alguns clubes do interior do Rio e São Paulo. Na preparação física possui experiências como auxiliar de preparador físico no Rubro Social e Preparador Físico nos últimos dois anos no Araruama.
Tem sido uma experiência incrível ser preparador físico do Araruama Futebol Clube e uma honra trabalhar com o Celinho, um grande amigo e excelente profissional no qual aprendo todos os dias. Ano passado eu trabalhava sozinho e tive um pouco de dificuldade. Esse ano está sendo diferente e além do Celinho temos o auxílio do Guilherme Soares e de toda comissão técnica e diretoria. Antes da pré-temporada sentamos e definimos a forma como íamos trabalhar, montamos a periodização, fizemos avaliações, aplicamos testes e estamos colhendo resultados. Os atletas estão treinando forte e nos amistosos preparatórios e nos dois jogos do campeonato até o momento não tivemos nenhum jogador com cansaço além do normal, câimbras ou lesões, o grupo é unido e muito bom tecnicamente. Creio que somando a nossa união com a parte técnica e física, temos tudo pra conquistar o acesso esse ano. O trabalho está dando certo, aprendo muito com Celinho e toda decisão da parte física é tomada por nós, uma parceria que deu certo. Diz Cláudio Ítalo.

Sem uma boa preparação física é difícil um atleta profissional ter êxito nas competições e atuar em uma temporada sem lesões. Principalmente no Carioca da série B2, onde a maioria dos clubes possuem dificuldades, como a falta de estrutura e materiais adequados para se trabalhar, campos irregulares, poucos dias de treino devido ao orçamento, desgastes de viagens longas, etc.

Em meio a essas dificuldades, para que os atletas tenham uma boa performance nas partidas com o melhor desempenho e menor desgaste, é preciso ter um equilíbrio entre os fatores psicológico, biossocial, técnico, tático e físico.



Todas têm seu grau de importância, mas a preparação física é fundamental e indispensável, já que uma partida dura no mínimo noventa minutos e o condicionamento físico é a base para o desempenho dos demais fatores. Além disso, ao longo do jogo utiliza-se diversas movimentações de lenta a alta intensidade. Isso requer um preparo físico excelente e bastante complexo já que os jogadores alternam momentos de potência e resistência.

A preparação física vem assumindo nos últimos anos papel de destaque no futebol. As transformações sofridas ao longo dos anos no treinamento físico são facilmente observadas quando se compara em diferentes épocas as distâncias percorridas pelos jogadores. Antes o futebol era mais técnico e hoje se prioriza mais a parte física, hoje a maioria dos atacantes tem que ter fôlego para atacar e marcar, e para executar essas funções com êxito o preparo físico tem que está em dia. - Cláudio Italo.

O desenvolvimento do aspecto físico acontece em sintonia com os quesitos técnicos e táticos e a forma de jogar. Os treinamentos semanais precisam ser cuidadosamente equilibrados entre os aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos. O técnico Ocimar, o auxiliar técnico Marcelo Teixeira, o preparador de goleiros Luan Rabello e o psicólogo Edson Vicente sempre conversam antes dos treinamentos para manter um equilíbrio entre esses aspectos.

Estou extremamente feliz pelo desempenho de toda equipe nesses dois jogos, declaro ainda que a parte física não caminha sozinha, sabemos que com a parte tática e técnica colaboram para a excelência do nosso trabalho. Todos colaboram em suas funções: Ocimar, Marcelo, Luan, Guilherme, Edson, Bruninho, Roque, Fernando, Victor e Michele. Com a pausa necessária nos treinamentos de 14 dias, daremos aprimoramento para aperfeiçoar nosso desempenho e melhorar ainda mais nossos resultados. - Célio Dias.

O próximo compromisso da Arara será dia 24/06 diante do Queimados já que a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 será no domingo (17/05), com isso a rodada 3˚ do Carioca B2 foi remanejada, assim o Araruama ganhou mais alguns dias de treinamento para no próximo jogo fora de casa.
Célio Dias e Cláudio Ítalo: conheça os caras da preparação física do Araruama Célio Dias e Cláudio Ítalo: conheça os caras da preparação física do Araruama Reviewed by Bruninho Volotão on 14:50 Rating: 5